Vasectomia

O que é a vasectomia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo tornar o homem  estéril; por esse motivo é conhecida também como cirurgia esterilizadora masculina. Consiste na secção do canal (deferente) que leva o espermatozóide, produzido no testículo, para o meio exterior, através do esperma (sêmen).

Em poucos meses o sêmen ( líquido ejaculado durante o ato sexual) terá ausência de espermatozóides .

Não há mudança na capacidade do homem em conseguir a ereção ou mesmo de desenvolver a atividade sexual após a cirurgia. A única diferença é a ausência de espermatozóides no esperma.

Quando é utilizada?

A vasectomia é um dos meios mais eficientes e seguros para obter controle de natalidade e só deve ser realizada a pedido do homem, quando este não deseja mais ter filhos. É importante ter certeza, porque a reversão da vasectomia não é capaz de assegurar o retorno da fertilidade masculina.

O que acontece durante o procedimento?

A vasectomia é realizada no próprio consultório médico, sem a necessidade de internação hospitalar. Geralmente leva de 30 a 40 minutos. O médico aplica uma anestesia local na bolsa escrotal, realiza um pequeno corte na pele de cada lado, os ductos deferentes são identificados, seccionados e ligados com o propósito de não haver uma possível recanalização. Este procedimento é feito nos dois ductos, um de cada vez.

O que ocorre após o procedimento?

O paciente poderá ir embora após o término da cirurgia. Pode haver um pouco de dor no local por três ou quatro dias após o procedimento, sendo necessário, algumas vezes, o uso de analgésicos ou anti- inflamatórios. A área em volta do corte pode inchar um pouco, voltando ao normal em poucos dias.

Após o procedimento é importante seguir algumas recomendações:

– Colocar uma bolsa de gelo no local da cirurgia por 10 minutos a intervalos regulares.
– Permanecer em casa por dois ou três dias.
– Evitar carregar peso por no mínimo uma semana.
– Usar uma cueca mais justa de modo a conter a bolsa escrotal por uma ou duas semanas.
– Voltar ao trabalho o mais rápido possível, geralmente após alguns dias.

O homem poderá voltar a ter relações sexuais tão logo se sinta à vontade para fazê-lo, o que ocorre geralmente após uma semana da cirurgia. Entretanto, por pelo menos um ou dois meses, é necessário usar outro método preventivo para evitar uma gravidez indesejada. Isso ocorre porque existem espermatozoides no deferente, e durante este período pode haver liberação dos mesmos e uma consequente gravidez. Um espermograma de controle deve ser realizado após trinta a quarenta ejaculações para avaliar a ausência de espermatozóide.  É sempre importante perguntar ao médico sobre outras medidas necessárias, bem como outros exames necessários para que se tenha segurança ao relacionar-se sexualmente.

Quais são as vantagens da vasectomia?

– Método seguro para evitar a gravidez.
– Não é necessário que se tome nenhum tipo de pílulas ou outras substâncias.
– Não é necessário que haja interrupção do ato sexual;
– Retorno precoce as atividades.

Quais são os riscos associados a este procedimento?

–  Reação alérgica ao uso do anestésico;
– Os tecidos ao redor do corte podem ficar inchados(edema);
– Sangramento na região da operação;
– Existe a chance de que em meses após a cirurgia, espermatozoides ainda estejam presentes no esperma e isso acarretar em gravidez indesejada;
– Dor no testículo(orquialgia) em decorrência da manipulação;
– Infecção.

Quando procurar ajuda médica?

Alguns sintomas podem indicar a necessidade de ajuda médica após o procedimento:

– Febre;
– Sangramento persistente;
– Inchaço exagerado nos testículos;
– Tiver dúvidas sobre o procedimento ou os seus resultados.